Estabilidade Financeira
Como se essa enorme economia não fosse o suficiente, existe outra grande vantagem econômica que a instalação de energia solar traz para a sua casa e ou empresa: a proteção contra a inflação energética. Com a crise que se instaurou no setor elétrico do Brasil, os preços da energia sobem a índices mais altos que o da própria inflação oficial, o IPCA. Para ter uma noção, de acordo com uma pesquisa do instituto Ilumina, a inflação no preço da energia elétrica entre 1995 a 2015 foi 50% maior que a do IPCA no mesmo período.

E, infelizmente para quem não tem energia solar ainda, esse é um problema que irá persistir pelos próximos anos. A situação crítica dos reservatórios e o acionamento de usinas termelétricas, somada aos erros de gestão de governos passados, geram gastos e dívidas que serão pagos pelos brasileiros através de novos aumentos na conta de luz. Todavia, para quem tem um sistema instalado, isso não só deixa de ser um problema como se torna até uma vantagem!

Pensa comigo: se você tem um sistema que gera X de energia todo mês, a economia que ele irá te gerar será essa quantidade X de energia vezes o valor da tarifa da distribuidora no mês. Pois então, conforme o valor da tarifa aumenta, assim também aumenta o valor que você economiza na conta de luz. Excelente, não é mesmo?